quarta-feira, 18 de junho de 2014

Food trucks

Prática conhecida em países europeus e nos Estados Unidos, os food trucks estão chegando ao Brasil para ficar. 



O que explica o fascínio dos food trucks passa pela praticidade e pelo sabor. São pequenos caminhões ou vans adaptados vendendo comida especializada, assinada por chefs qualificados, em porções na medida certa e em embalagens ideais para comer na rua. O restaurante sai das praças de alimentação dos shoppings e vai até as praças e parques, onde as pessoas podem comer e aproveitar a cidade ao mesmo tempo.



Em Porto Alegre, havia uma lei de 2008 a respeito de vans de comida, mas não era abrangente e não incluía a categoria de food trucks. Um projeto de lei de abril de 2014 foi apresentado para regulamentar esse comércio específico. A vantagem da lei é proteger o cliente e criar um cenário favorável ao crescimento e desenvolvimento do setor. Quem sai ganhando é sempre o cliente. Segundo a Associação Portoalegrense de Food Trucks, restaurantes móveis são um dos segmentos comerciais que mais cresceram, em 2013, nos Estados Unidos, e a tendência é que o mesmo aconteça por aqui.



Recentemente uma iniciativa dos Destemperados trouxe vários chefs de Porto Alegre para o contexto dos food trucks, adaptando suas receitas e experimentando com o novo formato. O chamado Pop Up Tour começou dia 14 de maio e vai até 21 de junho, em diversos pontos da cidade.




As fotos, do 23 de maio, mostram como foi a vez da Pâtissier. Para saber o MENU da semana, clica aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário